top of page
Buscar

5 Dicas de Como Começar seu Negócio

Apesar do País estar num momento de recesso, são nas dificuldades que nascem as oportunidades, por isso, vamos dar 5 dicas de como começar seu negocio nesse próximo ano que está por vir.


Mulher de negócios lendo

Planejamento

Você precisa primeiro se planejar, do que se trata seu negócio? Como você fará ele funcionar? Você já tem seus fornecedores ou parceiros? Possui todo o material de trabalho necessário?

É importante que você trabalhe com cronogramas, de pagamentos, entregas, follow ups, reuniões, etc. Você precisa se manter organizado, ainda mais porque no começo de um novo negócio é demandado muito tempo e algumas vezes acabamos nos perdendo na desorganização.


Tendência de mercado

É imprescindível que você analise o mercado, em primeiro lugar como está os hábitos de consumo do público, se seu produto ou serviço é algo que as pessoas optem em gastar, pois em momentos de crise, os clientes cortam alguns gastos que consideram desnecessários. Outra coisa é saber se você tem demanda para seu negócio, pois mesmo que seja inovador é preciso saber se você terá compradores em potencial.



Mulher de negócios estudando

Concorrência

Caso seu produto/serviço seja algo que já existe no mercado, procure saber mais da concorrência e como funcionam, eles podem ser uma boa base do que fazer ou não no seu negócio, mas lembre-se: autenticidade é tudo.


Você precisa estudar preço, tempo de entregar frete, ou então valor cobrado por hora.

Veja se seu preço é atrativo e mais: qual seu diferencial? Porque as pessoas optariam em fechar com você?



Investimento

Todo negócio exige um investimento, um valor mínimo para se começar, afinal você precisa ao menos abrir um MEI (Microempreendedor Individual), o custo não é alto, atualmente a tabela está variando entre R$48,70 e R$53,70, de acordo com o segmento.

A partir disso você precisa calcular quanto mais gastar com mão de obra, ou materiais para o serviço/produto, é importante ter uma quantidade para estoque também, mas não exagere, pois caso algo dê errado você vai sair no prejuízo.



Mulheres empreendedoras ensinando uma a outra

Força de vontade

Esse tópico é muito mais pessoal, porém é uma dica que vale ouro. Muitas pessoas temem em começar seu negócio por medo de dar errado, e é claro que os riscos existem, mas se você confia no seu produto e estudou seu mercado, você deve correr atrás do trâmites necessários para começa-lo, só cuidado com empréstimos e tenha um plano B caso algum processo dê errado. Porém, com organização o sucesso só depende de você!



0 comentário
bottom of page